)_20250503_105129_0000.png)
Edson Santana

Membro Fundador da Cadeira n.º 08
Patrono: Arnaldo Rollemberg Garcez
Edson Santana nasceu em 21 de abril de 1971, na cidade de Itaporanga d'Ajuda, estado de Sergipe. Filho de Newton Santana e Thina Vitória Cardoso Santana, ambos servidores públicos do estado de Sergipe, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à educação, à cultura e aos direitos humanos. É casado com a professora Vânia Barroso Santana e pai de três filhos: Neviton Isaac Barroso Santana, advogado; Thiago Felipe Barroso Santana, educador físico; e Emylle Kristine Barroso Santana.
Seu percurso educacional iniciou-se no ensino fundamental menor na Escola Estadual José Sobral Garcêz, concluindo essa etapa no Instituto Educacional Santo Antônio. Em 1988, foi aprovado para o curso Técnico Agrícola na antiga Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (atual IFES), onde se formou em 1990. Em 1992, ingressou no curso de Magistério na Escola Estadual Felisbelo Freire, concluindo-o em 1994. Posteriormente, especializou-se em Pedagogia Empresarial pela Faculdade Atlântico (2003-2005) e em Metodologia do Ensino da Geografia pela Faculdade de São Vicente (2018-2019). Atualmente, é graduando em Bacharelado em Psicanálise. Como educador, atuou no ensino infantil, fundamental menor e maior, além de ter lecionado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em regime especial de formação de professores.
Além de sua trajetória acadêmica, Prof. Edson Santana tem uma forte atuação na promoção da cultura e da arte. Foi incentivador da produção e apresentação de poesias e peças teatrais no contexto educacional, sendo um dos autores do livro Itaporanga e Poesias. Tendo mais dois livros registrados na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, um de poesias e outro de autoajuda. Também desempenhou um papel ativo na defesa dos direitos humanos, sendo ex-delegado da CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos Brasil) e ex-membro do grupo Pedra Bonita de Incentivo à Cultura e à Arte. Atualmente, além de sua atuação como professor e poeta, é membro da Academia Itaporanguense de Letras.