)_20250503_105129_0000.png)
Eric Fernando Souza Barbosa

Membro Fundador da Cadeira n.º 06
Patrono: Francsico José Alves
Eric Fernando Souza Barbosa nasceu em 27 de setembro de 1980, no município de Aracaju, no Estado de Sergipe, filho de Carlos Fernando Barbosa Santos e Vania Maria de Souza Barbosa e tem dois irmãos.
Conheceu as primeiras letras no Jardim de Infância Pedro Rubens Costa Barros em Itaporanga, de lá traz à lembrança da professora Maria de Lourdes Oliveira que o incentivou bastante neste momento da sua vida, durante a chamada primeira infância. Durante este período ele sempre utilizava os horários contrários as aulas para “fugir de casa” para brincar de futebol de botão, jogar vídeo game, e principalmente para jogar futebol com os amigos da rua, mesmo na condição de albino, o que o limitava por muitas vezes desta atividade e que pelo mesmo motivo por diversas vezes lhe rendia “uns tapinhas”. Por sua insistência em brincar ao sol.
O seu ensino fundamental e médio foi realizado em três instituições de ensino diferentes, sendo todas localizadas na cidade de Itaporanga. A primeira foi a Escola Estadual Francisco Sales Sobral, posteriormente estudou no Instituto Educacional “Santo Antônio”, de onde tem as suas melhores recordações escolares, tendo como suas principais referências os seguintes professores: José Tenorio Cavalcante, Emanuel Oliveira, José Joilton André Santos e Rose Rolemberg Rodrigues “in memoriam”, por fim concluiu o ensino fundamental e realizou todo o seu ensino médio no Colégio Estadual Felisbelo Freire, tendo novamente como referência o professor Emanuel Oliveira, este fez com que colocasse a sua licenciatura de História em dúvida, pois pensou bastante em estudar Geografia, disciplina em que o referido professor sempre trabalhou de forma bastante eficaz.
Durante a sua adolescência dividia seu tempo entre os estudos e a labuta, já que desde os 15 anos de idade já trabalhava junto com seus pais na primeira videolocadora da cidade de Itaporanga, esta por sinal teve fundamental relevância na disseminação da sétima arte neste município. Ainda assim, encontrava tempo para colaborar, mesmo de forma indireta no processo de criação, divulgação e patrocínio do Encontro Cultural de Itaporanga que foi realizado entre os anos de 1999 a 2006.
Após a conclusão do ensino médio, rumou para estudar em Aracaju, no Colégio Unificado onde fez o curso Pré-vestibular, tendo aí chegado à conclusão de qual curso universitário realmente faria, tendo com referências os excelentes professores Alberto Garcia e Edidelson Santos, ambos de História, que juntamente com o professor Joilton André foram fundamentais para a escolha do seu curso superior. Foi aprovado no recém-criado curso de História da Universidade Tiradentes, fazendo parte da sua primeira turma, no segundo semestre de 2003. Foi um tempo de muitas dificuldades, pois tinha que conciliar seus estudos com os trabalhos, tanto da videolocadora onde trabalhou por cerca de 15 anos, quanto no magistério, pois antes mesmo de concluir a sua graduação em História já ministrava aulas no povoado Sapé no município de Itaporanga.
O mundo universitário lhe proporcionou novos olhares sobre “as coisas do mundo”, muitas novas descobertas científicas, debates, discursões, viagens que lhe proporcionaram conhecimentos que foram indispensáveis para as suas práticas docentes atuais. Concluiu seu curso superior como Coautor do seguinte Trabalho de Conclusão de Curso TCC, Segunda Guerra Mundial, Sergipe no cenário internacional (1942-1945). Na sua vida acadêmica, além da licenciatura em História ele possui duas Pós-graduações relacionadas ao seu mundo acadêmico, Docência no Ensino de História pela Faculdade Focus do Paraná e em História da América pela Universidade Facuminas de Minas Gerais. Iniciou a sua vida no magistério, começou ainda na condição de professor contratado na Escola Municipal Nilson Barreto Socorro (2005 e 2006), onde depois voltou a lecionar da condição de servidor efetivo por dois momentos (2011 a 2012) e novamente entre (2015 e 2016).
Na condição de professor da rede pública municipal, também desempenhou suas funções nas seguintes escolas: Maria das Graças Souza Garcez (2007), Escola Municipal Nicola Mandarino entre (2007 a 2017) e desde o ano de 2018 desempenha suas funções docentes na Escola Municipal Vereador Genésio Santana. Na rede estadual de ensino desempenhou suas funções durante um curto período no Colégio Estadual Felisbelo Freire, onde pôde realizar o sonho de trabalhar onde outrora estudou. Ainda no magistério foi o fundador do curso Conceito Pré-vestibular, que funcionou entre os anos de 2010 e 2011 na cidade de Itaporanga d’Ajuda onde praticamente todos os estudantes que ali estudaram conseguiram êxito em suas aprovações nos vestibulares dos anos citados.
Como docente tem destacados projetos escolares conhecidos por toda a comunidades dos locais por onde trabalhou: “Na Trilha da Cultura Negra”, em parceria com o amigo professor Max Alberto Rodrigues, que aborda aspectos da Cultura afro-brasileira, sobretudo em Sergipe, também merecem destaque, o Projeto “Na Trilha da História de Sergipe”, que consiste na visitação de bens públicos e privados como museus, praças, igrejas, parques, além de outros locais que possuam relevância histórica para o povo sergipano, por fim o Projeto “Pelas ruas de Ita, fotos e fatos da nossa História”, consiste na apresentação de fotografias, entrevistas e visitas a locais públicos e privados do município de Itaporanga d’Ajuda. Tais projetos visam contribuir para o desenvolvimento do conceito de pertencimento da sociedade sergipana, sobretudo da itaporanguense.