top of page

José Augusto Garcez

IMG-20250505-WA0008.jpg

José Augusto Garcez nasceu na Usina Escurial, em São Cristóvão, Sergipe, a 19 de agosto de 1918, filho de Sílvio Sobral Garcez e de D. Carolina Sobral Garcez. Em São Cristóvão, concluiu os estudos fundamentais, iniciados em Itaporanga d’Ajuda. Em Aracaju, iniciou o secundário, concluindo-o em Vitória da Conquista, Bahia. No Rio de Janeiro, cursou Sociologia, Filosofia e Museologia. 
José Augusto Garcez teve grande importância nos estudos folclóricos, vindo a participar da Sociedade Brasileira de Folclore. Foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e membro do Conselho Estadual de Cultura. Eleito em 18 de agosto de 1969, tomou posse na Cadeira nº 22 da Academia Sergipana de Letras, no dia 15 de novembro de 1972, sendo recepcionado pelo Imortal Eunaldo Costa.
A atividade literária do escritor José Augusto Garcez é vasta e preciosa. De 1948 a 1972, quando maior foi sua produção literária e sua contribuição à cultura sergipana, José Augusto Garcez manteve, às suas expensas, pagando horário de rádio com dinheiro do próprio bolso, o tradicional programa Panorama Cultural, mantido no ar até 1965. É nesse período que Garcez funda e mantém museus, bibliotecas e arquivos da mais alta significação histórica e cultural, para a preservação das raízes culturais de Sergipe. Em 1953, José Augusto Garcez fundou o Movimento Cultural de Sergipe, que promoveu mais de 50 publicações sobre diversos temas. Faleceu em Aracaju, em 12 de janeiro de 1992.

bottom of page