)_20250503_105129_0000.png)
Reginaldo Fontes Vieira

Membro Fundador da Cadeira n.º 09
Patrono: Balthazar de Araújo Góis
Reginaldo Fontes Vieira nasceu em 06 de junho de 1981 na cidade de Aracaju-Sergipe. Filho de Cícero Santos Vieira e de Terezinha Fontes, iniciou seus primeiros anos de estudo na escola municipal Venâncio Martins Fontes, localizada no povoado Mata do Ipanema, zona rural da cidade de Itaporanga d’Ajuda. Este foi o local onde viveu toda sua infância e adolescência.
Em 1997, para concluir os anos finais do ensino fundamental e cursar o ensino médio, antigo segundo grau, Reginaldo Fontes Vieira passou a estudar na Escola Estadual Felisbello Freire, localizada no centro da cidade de Itaporanga d’Ajuda. Essa transferência da Zona Rural para a Escola Felisbelo Freire, em 1997, ampliou e aprofundou o seu contato com as letras, especificamente com a literatura. Esse período foi marcado por participações no Grêmio Estudantil, atividades literárias, palestras e recitais em escolas e participações em concursos de poesias.
Em 2000, foi premiado com o poema “Canção do belo recanto” em concurso realizado no “II Encontro Cultural de Itaporanga d’Ajuda”, organizado pelo, hoje extinto, Grupo Pedra Bonita. Participou da publicação de um caderno de poemas intitulado “Itaporanga e Poesias” em parceria com o professor Edson Santana e as, na época, estudantes Maria Góes e Marisa Nascimento. Nesta coletânea de poemas, também organizada e publicada pelo Grupo Pedra Bonita, já citado anteriormente, está o poema Canção do Belo Recanto, entre outros poemas da sua autoria.
Graduado em História-licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe, sua trajetória foi marcada pela constante presença no serviço público onde desempenhou o trabalho de agente comunitário de saúde, professor, atuando na Educação de Jovens e Adultos, entre os anos de 2005 e 2006 e agente de correios (Carteiro) na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desde 2008.